quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Trato

Vivo sob controle. A cada 3 meses tiram meu sangue e invadem meu pescoço. Vivo sob tensão. Como manter meu sistema imunológico preservado e feliz para combater qualquer sinal de malignidade que possa estar se desenvolvendo? Aonde vou buscar essa resposta? O médico me olha assustado quando faço a pergunta. Outros me dizem que é na fé. Eu acho que é em mim que está a resposta. Mas, só descobri isso hoje. A diferença é que, agora, tenho consciência. Sei da importância de ter todas minhas defesas atentas, antenadas, em ordem, prontas para o pior combate. A regra é simples, não tem segredo: é só conversar.
Sim, conversar. Conversar com o próprio sistema de defesa. Dar atenção, carinho, proteção. Incentivo. Como um amigo, um filho, um amor. Alguém que voce quer muito bem, já que, afinal, esse alguém é você. A conversa começa baixinho e vai aumentando conforme o dia e o animo. Chamo pra perto, digo que quero falar e espero que me ouça. Digo com atenção. Olha, fica atento. Não de disperse com outras coisas. Você não pode perder tempo com outras distrações. Eu sei que tenho de colaborar com você, para você colaborar comigo. Claro que sei. Aprendi isso. Pode deixar que vou deixar voce ficar concentrado no combate. O resto deixa comigo. Aprendi que tenho de deixar você combater e tenho que confiar, e sei que preciso te deixar focado nisso. Essa é a estratégia, tá? Eu não vou te incomodar com dores básicas de garganta, viroses, ou fatos que antes eram corriqueiros do dia a dia. Vou tentar pelo menos. Não vou correr tanto tão alucinada como antes. Trabalhando que nem doida, nem vou deixar que qualquer infecção oportunista desvie sua atenção. Vou me cuidar, prometo. Tenho tomando bastante vitamina C, Geléia Real e todos os chás e alimentos que te ajudem nessa luta. Tenho andado bastante, tomado sol e feito as coisas que me fazem bem: massagem, relaxamento, meditação, pilates. E claro, também tenho feito muito amor. Que é sempre bom para tudo não é mesmo??? Faz um bem enorme, eu sei. Tenho também procurado ficar mais tranqüila, mais atenta. Não ando me desgastando com besteira nem com discussão tola. Tenho feito minha parte sim. To também me cuidando daquele outro jeito. Aquele que é o mais complicado e mais difícil de ficar atento. Eu sei que eu andava distraída, deixava qualquer um ir entrando e fazendo sua festa particular, as vezes, sem eu mesma perceber. Mas hoje não. Tenho me esforçado ao máximo. As vezes, escapa, mas eu logo volto a mim. A você. Que hoje é tão importante e fundamental na minha vida. Sei que quando estamos bem e sem controle, a gente não se liga. Não liga pra você. Mas agora é diferente. Pode contar comigo. Conta comigo que eu conto com você. Tenho certeza que depende de nós. Se eu não te deixar na mão, você também não vai me deixar, não é?? Então vamos lá. Ambos se cuidando. Como num caso de amor. Meu contigo. Eu cuido de voce e voce cuida de mim. Para sempre. Esse é o trato.

12 comentários:

  1. O difícil é começar o trato. Tudo assusta. Dá medo. Ao mesmo tempo que somos forte, fraquejamos. Ao mesmo tempo que temos força nos vemos frágil. Hoje mal e amanha bem. E assim se vai! O importante é ter vontade de viver!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!
    Você está de parabéns com esse blog!
    Fui operada em abril/04 e tomei o iodo radioativo em ago/04, desde lá é tudo como você descreve, exames, o medo, a luta para a dose certa do synthroid. Hoje tomei a dosagem do iodo para a PCI e dia 08/01/2010 farei a imagem. Haja tensão até o resultado. Obrigada pelo blog! Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Blog maravilhoso, palavras precisas e certeiras, que descrevem o que escondemos todos os dias. E chato dizer que tem medo todos os dias ou querer falar do mesmo assunto varias vezes. Da medo de cansar os outros e ficar so... todos perguntam como vc esta, mas sabemos que nem sempre suportariam ouvir a verdade... que estamos morrendo de medo, sem chocolate e com os hormonios descontrolados ( praticamente loucas e sendo torturadas. As unicas pessoas que entendem este sentimento ou que tem novas informacoes e duvidas parecidas, estao em um site que vc acha apos procurar loucamente por palavras de esclarecimento. como diria Lenine - mesmo quando o corpo pede um pouco mais de calma, ate quando o corpo pede um pouco mais de alma... a vida nao para. Mari Pucca

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por sintetizar um período tão difícil da sua vida em palavaras aceito o trato e te sigo desejando dias brilhantes e claros para você, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Queria deixar contigo um selo do meu blog em sinal de admiração pela sua coragem com esse blog

    http://vida-media.blogspot.com/2010/07/amizade-um-premio-reluzente.html

    ResponderExcluir
  7. vc escreve muito bem, é clara e objetiva, e sincera e meiga,é forte e leva a vida de maneira bem suave,brinca e ri é bacana, mas não brinca em serviço,vc anima mas não passa a mão na cabeça quando tem de cobrar,gostei muito de vc.Deus te abençoe por essa iniciativa de patilhar com os que passam pelo mesmo sentimento.minha frase pra vc: "ai de mim se não fosse Jesus na minha vida".medite.abraço,Rose.

    ResponderExcluir
  8. Às mulheres radioativas que acessarem este blog, os meus sinceros votos de coragem e determinação... Saibam que a minha admiração por vocês é grande! Pouco posso fazer diante de tudo isso... Mas,no silêncio da minha ausência, contem com algo que espero ser capaz de transcender e chegar ao coração de cada uma de vocês! A minha irmã se prepara para para o dia de sua internação... Tudo é muito novo para nós e a sensação também foi de algo assustador... Creio que nada será como antes, não apenas pelos efeitos da radiação no corpo... Mas, principalmente, pela experiência que se impõe e transforma para melhor aquelas que com audácia enfrentam o desconhecido e a dor! Sei que cada uma com o seu universo particular compõe a própria história e terá, ao final, algo muito bonito para nos contar e nos contagiar positivamente com uma bela lição de vida... Um abraço e Força para cada uma de vocês, em especial para a minha querida irmã Fabiana! Com carinho, Luciana.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    também tenho cancer na tiroide e estou a espera de ser chamada para cirurgia nos proximos dias. Estou com um pouquinho de medo mas acho que tudo vai correr bem.
    Escrevo o meu blog tambem que pode dar uma olhadela

    atiroidedamel.blogspot.com

    Desejo uma recuperação rápida e que corra tudo da melhor forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catia, descobri o meu cancro papilar da tiroide por mero acaso, a 4 de Agosto de 2011. Fui operada a 19 de Out correu bem. Não fique alarmada,pois este não é um cancro agressivo como os outros e TUDO VAI CORRER BEM CONSIGO. Se tiver de fazer iodo radioativo como eu tive não se alarem, é 1 protecção para nós para destruir eventuais metastases. O tratamento é indolor, não esqueça e descobrimos k A VIDA É VALIOSA E VALE A PENA LUTAR POR ELA!!! bj tudo de bom
      Guida, Lisboa

      Excluir
  10. Obrigada pelo seu comentário e pelo seu apoio...

    ResponderExcluir
  11. Mencionei o seu texto no meu blog, que assim como o seu, mostra a minha luta contra o câncer de tireóide. Suas palavras me deram muita força!
    Obrigada.

    ResponderExcluir